Ferver água no micro-ondas é extremamente perigoso!

Olá pessoas! O título do post está meio exagerado, mas nesse post vou dar meu testemunho de quando fui tentar essa proeza pela primeira vez…

Dia desses estávamos em algum dos poucos momentos zen nada pra fazer aqui no estúdio. Estava chegando a hora do almoço, e como ainda era início de mês, estávamos com o bolso arrombado depois de pagar as contas e tributos obrigatórios. Mas a fome estava presente, igual aquele capítulo do Pica-pau… rondando nossas cabeças…

Abri o armário da despensa e dei de cara com 2 Cup Noodles® salvadores. Mas havia uma pequena barreira: Ter que esquentar água no micro-ondas. Parece meio ridículo, mas, depois de uma rápida pesquisa, vi que as coisas não são tão fáceis assim.

No processo de aquecimento, os alimentos aquecem de dentro pra fora. Quando se ferve água, pode ocorrer o processo de superaquecimento, a parte interna pode ultrapassar os 100ºC (ponto de fervura) sem que haja evaporação. Ou seja, a água está fervendo, mas tá lá… paradinha… Qualquer balanço (ou até mesmo a introdução de uma colher) provoca a mudança brusca da água para o estado de vapor, podendo provocar sérias queimaduras (e uma possível explicação envergonhada para a mamãe).

Voltando à minha fome. Sou medroso pra caramba, mas a fome supera qualquer medo. Continuei pesquisando e descobri algumas formas “menos” perigosas de ferver a água, da qual passo o ensinamento milenar a vocês:

Primeiro ponto: O recipiente. Façam o grande favor de não usarem qualquer coisa. Usem potes de boa qualidade, ou até vidro mesmo, que não seja fechado. No meu caso, usei a jarra da cafeteira elétrica.

Segundo ponto: Coloquem alguma coisa não-metálica na água, de preferência madeira, pois ela ajuda a água a borbulhar. Eu usei um hashi (palito de comida japonesa).

Terceiro ponto: Pare o processo a cada curto intervalo de tempo (em torno de 30 segundos), mexendo um pouco a água. Logicamente o tempo total vai depender da quantidade de água que vocês estejam tentando aquecer.

Esse foi um post bem bobo… eu sei… mas acredito que nem todos sabiam que o simples fato de aquecer água poderia causar algum risco a saúde. Mas enfim, o importante é que eu, naquele dia, não sabia, aprendi, e ainda matei minha fome.

Um grande abraço a todos e até a próxima.

P.S.: Se você gritar por 8 anos, 7 meses e 6 dias, ininterruptos, produzirá energia sonora suficiente para esquentar uma xícara de café. É… acho que não vale muito a pena. Cadê o micro-ondas?

Anúncios

2 respostas em “Ferver água no micro-ondas é extremamente perigoso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s