A função do Autoclave

Olá a todos! Continuando com a série de postagens que visa desmistificar um pouco o mundo da tatuagem, hoje tentarei explicar sobre um pouco do processo de higiene e cuidados, e sobre o processo de esterilização em autoclave.

Como eu disse anteriormente nesse post, no processo da tatuagem, a máquina de tatuagem perfura a pele, ao mesmo tempo em que é injetado uma gota de tinta. Em qualquer perfuração, o risco de infecção e transmissão de doenças é alto, então a segurança é a prioridade durante a realização do processo de tatuagem e das modificações corporais (piercing, alargadores e etc.).

Para que possamos eliminar os riscos de contaminação, a grande parte dos materiais usados são descartáveis, tais como as agulhas, os batoques (recipiente onde é colocado a tinta que será usada na tatuagem), as tintas que restarem nos batoques, as luvas, entre outros. Aliás, pelo menos aqui no estúdio, temos o hábito de abrir itens descartáveis na frente do cliente antes de começar o processo.

Apesar de existirem biqueiras descartáveis, as mais comuns são as biqueiras de aço, que são reutilizáveis, e por isso precisam obrigatoriamente passar por um processo de esterilização. O único método de esterilização aceitável é o processo em uma autoclave.

Imagem

O processo de esterilização consiste em manter o material contaminado em contato com um vapor d’água, em temperatura extremamente elevada, por um tempo suficiente para matar todos os microrganismos e bactérias. Exemplificando, uma autoclave funciona com uma junção de calor/vapor/pressão. O processo de esterilização dura em torno de 55 minutos, porém são divididos em 2 processos distintos:

  1. Temperatura de 121 °C sob uma pressão de 10 libras, por um período em torno de 30 minutos.
  2. Temperatura de 132 °C sob uma pressão de 15 libras, em torno de 15 minutos.

Lembrando que, antes de esterilizar os equipamentos, o profissional limpa cada item, colocando-o em seguida em uma embalagem de material específico para autoclave. Essa embalagem é presa com uma fita (também específica), que muda de cor (ou ficam listradas) para indicar que foi realizado o processo de esterilização corretamente.

Bom… Por hoje é isso! Espero que todos tenham gostado! Um grande abraço a todos! Aproveitando… #MudaBrasil

*informações pesquisadas em How Stuff Works e outras fontes.

P.S.: Se você soltar pum durante 6 anos e 9 meses ininterruptos, produzirá gás suficiente para criar a energia de uma bomba atômica. #HajaFeijoada

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s